sábado, 22 de maio de 2010

REFLEXÕES


Já sabemos o que fazer e já fizemos muito com nossos alunos utilizando as tecnologias, já buscamos isto em outros cursos. No entanto, podemos mais se aceitarmos o desafio de mudarmos a forma de ensinar, para isto, basta querer, e é isto que estamos buscando no curso.

Mas é preciso consciência de que não encontraremos respostas exatas, receitas prontas e muito menos chegaremos a saber tudo e não termos mais dúvidas e dificuldades.

Continuarei questionando e buscando, mas estou feliz com as descobertas até aqui.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vale à pena ler:



Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Juan Ignacio Pozo

"A nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo, ensinar aos alunos, cinco tipos de capacidades:
Competências para a aquisição de informação
Competências para a interpretação da informação
Competências para a análise da informação
Competências para a compreensão da informação
Competências para a comunicação da informação"

Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade
José Armando Valente

"Precisamos criar condições para o aprendiz desenvolver a predisposição para a aprendizagem, para que possa vivenciar e entender a aprendizagem como uma experiência ótima."


Perfil da professora Simonha - EU

Minha expectativa em relação ao curso é aprimorar meus conhecimentos em torno da informática na educação, conhecendo novas formas de utilizar a informática com meus alunos.

A escola onde trabalho possui um acervo tecnológico muito bom, que precisa ser aproveitado e utilizado de maneira eficaz, fazendo diferença para vida escolar do meu aluno. Além de um laboratório de informática com 15 computadores temos também um computador em nossa sala de aula com acesso à internet, além de televisão com DVD. A escola possui também um aparelho multimídia com telão, aparelhos de som com entrada USB, microfone sem fio, câmera fotográfica digital e outras tecnologias.

Apesar de já ter estudado bastante sobre informática na educação, às vezes, ainda encontro dificuldades em integrar as tecnologias no cotidiano escolar, de maneira a fazer com que meu aluno da educação infantil, possa produzir e construir conhecimento.

Eu utilizo a internet na minha prática pedagógica como correio eletrônico (ricieri_pre1@hotmail.com e ricieri_pre2@hotmail.com), jogos educativos, pesquisa de imagens e pesquisa de vídeos.

Também utilizo o PBWorks, não como programa colaborativo, mas para divulgação de nossos trabalhos (www.escolarm.pbworks.com), com parcial participação das crianças.

Acredito que o uso de programas colaborativos, como PBWorks/Blogger, tenham múltiplas possibilidades de uso pedagógico na escola, principalmente quando os alunos já dominam a leitura e escrita, sendo que podem utilizar o computador não com uma atividade num fim nela mesma, mas que à partir de diferentes atividades possa produzir, criar, sistematizar, socializar, discutir, receber e contribuir com informações que gerem conhecimento para ele mesmo e demais colegas do grupo.

Tecnologias na Educação

Depois de um longo tempo, voltei ao Blog para postar
novas aprendizagens à partir do curso:




Objetivo do curso: conhecer, planejar e aplicar as TIC na prática pedagógica promovendo a construção de conhecimentos e habilidades, o estímulo à criatividade e ao trabalho colaborativo.