![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9BIZhR9T4Bz9bip7lkBE2fgHYG56GjwEFi6-ZnifGx27Solwr_tr_zwUrgL8LKkR_Mo-MU94JZ8tqJBWUhNjpWHrtsi5NBDraC8TTuWddZnRR9Oz9D29_d39fyRPpOjq6EJ2E/s200/valente.bmp)
Ele esteve na UNERJ, nos dias 10 e 11/08, conversando com o grupo da Especialização em Informática na Educação. Foi uma oportunidade maravilhosa para refletirmos muito sobre a Educação. O que ele nos disse?
O problema na Educação é mundial. Precisamos preparar cidadãos para a sociedade do conhecimento e para isto não basta ter acesso a informação. Para que isto aconteça, a educação precisa de mudanças estruturais incorporando os TIC à aprendizagem, permitindo assim a aquisição de conceitos, o domínio da tecnologia, desenvolvimento de habilidades, de autonomia, responsabilidades e desenvolvimento da capacidade de aprender ao longo da vida. Isto se passa num processo de vivenciar a construção de conhecimentos, para efetivamente gerar aprendizagem.
Neste processo necessitamos de ambientes com o uso da Informática na Educação e a intervenção de pessoas que atuam como agentes de aprendizagem.
O computador e outras tecnologias servem como auxílio na educação, pois criam oportunidades de aprendizagem de maneira significativa. Como isto acontece?
Tudo deve partir e ser guiado por um problema. O aprendiz faz no computador o registro da descrição da busca, organiza idéias e recebe respostas. Estas respostas nem sempre são suficientes para o que se busca, portanto faz-se a reflexão, depuração (quantas vezes for necessário) e significação. Na reflexão começa a construção de conhecimento. Assim deve ser na escola! Isso acontece na vida!
O trabalho com TICs valoriza o indivíduo, questiona o papel da escola e do professor, distingue ensino de aprendizagem e demanda mudanças que envolvam todos, inclusive especialistas e comunidade de pais.
"O grande desafio é implantar mudanças na escola e poder praticar essa nova educação!"
2 comentários:
Oi Simonha!
Eu também conheci o Valente...rsrs...Ah! também achei interessant sobre a questão di formar cidadãos para o conhecimentu...precisamos acordar i começar esse movimento todo, ou então para quem já começou que cada vez mais faça o melhor nesse sentido...naum é mesmo.
Bjnhus Miriam:-)
Pois é simonha, nós fomos privilegiados por termos conhecido o Valente. As informações recebidas foram muito importantes para que tenhamos uma visão global sobre o uso das tecnologias na escola. Um abraço.
Postar um comentário