terça-feira, 18 de maio de 2010

Perfil da professora Simonha - EU

Minha expectativa em relação ao curso é aprimorar meus conhecimentos em torno da informática na educação, conhecendo novas formas de utilizar a informática com meus alunos.

A escola onde trabalho possui um acervo tecnológico muito bom, que precisa ser aproveitado e utilizado de maneira eficaz, fazendo diferença para vida escolar do meu aluno. Além de um laboratório de informática com 15 computadores temos também um computador em nossa sala de aula com acesso à internet, além de televisão com DVD. A escola possui também um aparelho multimídia com telão, aparelhos de som com entrada USB, microfone sem fio, câmera fotográfica digital e outras tecnologias.

Apesar de já ter estudado bastante sobre informática na educação, às vezes, ainda encontro dificuldades em integrar as tecnologias no cotidiano escolar, de maneira a fazer com que meu aluno da educação infantil, possa produzir e construir conhecimento.

Eu utilizo a internet na minha prática pedagógica como correio eletrônico (ricieri_pre1@hotmail.com e ricieri_pre2@hotmail.com), jogos educativos, pesquisa de imagens e pesquisa de vídeos.

Também utilizo o PBWorks, não como programa colaborativo, mas para divulgação de nossos trabalhos (www.escolarm.pbworks.com), com parcial participação das crianças.

Acredito que o uso de programas colaborativos, como PBWorks/Blogger, tenham múltiplas possibilidades de uso pedagógico na escola, principalmente quando os alunos já dominam a leitura e escrita, sendo que podem utilizar o computador não com uma atividade num fim nela mesma, mas que à partir de diferentes atividades possa produzir, criar, sistematizar, socializar, discutir, receber e contribuir com informações que gerem conhecimento para ele mesmo e demais colegas do grupo.

Nenhum comentário: