domingo, 13 de junho de 2010

HIPERTEXTO

TEXTO:
Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador
Ana Elisa Ribeiro

Confesso que a leitura do texto de Ana Elisa Ribeiro me deixou um tanto quanto confusa, pois as reflexões que fiz diante das variadas ideias dos autores sobre hipertexto, não me trouxeram certezas absolutas.

O que posso concluir é que existem textos lineares, que seriam textos que se lê em sua sequência sem acréscimos ou desvios para outros vieses, e não-lineares, que possuem links navegáveis onde ampliamos o texto com outras informações.

Neste sentido, acredito que hipertextos se apresentam de forma não-linear, pelo fato de não se apresentarem estruturados sobre uma linha, reta e contínua.

Quando a autora traz a ideia de Theodore Nelson de que o hipertexto é uma espécie de simulação do que se passa na mente humana ao escrever e ler, pensei nos diversos desvios que minha mente faz enquanto escrevo ou leio, ou seja, o hipertexto é um modelo do funcionamento da mente.

Então este texto que acabei de ler é um hipertexto? Ele me levou a caminhos de reflexão, com modelos e imagens que eu imaginava e tinha também os textos nos rodapés que traziam complementações.

Assim posso estabelecer uma associação entre hipertexto e leitura extensiva, no sentido de que o que leio se amplia, completando a minha compreensão.

Trago aqui uma imagem que ilustra a visão de hipertexto:

Um comentário:

LEILA'S BLOG disse...

Olá Simonha!

Ótima reflexão. A imagem é realmente esclarecedora.
Bj