domingo, 5 de novembro de 2006

NOVAS APRENDIZAGENS


A aula do dia 29/10 foi maravilhosa, proporcionando-nos muita aprendizagem. A professora Iris trouxe novidades importantes sobre a Internet, esclareceu a estrutura do wiki, orientou-nos sobre o uso da wikipedia e wikimapia, conhecemos o POPCAST que é um meio de publicação de programas personalizados de audio e video e mostrou-nos também como funciona o BLOGLINES, que avisa o professor quando o aluno faz postagem em seu wiki. Agora sei como a professora consegue acompanhar um grupo com muitos alunos. Muito interessante!
Trabalhamos também no software para construção de mapas conceituais. Lá já pudemos construir o nosso mapa conceitual partindo do nosso PA. Sempre tive curiosidade e interesse em aprender a utilizar programa assim. Já precisei utilizar e não sabia como, necessitando de outra pessoa que fizesse para mim. Agora já sei fazer sozinha!
Utilizar o redimensiador de imagens também foi algo que me impressionou e considero mais uma ferramenta muito importante, pois na nossa era digital trabalhamos muito com fotos, mas que pesam muito no PC devido o seu tamanho. Já utilizei para colocar a foto do nosso grupo no wiki e no blog. Também coloquei minha foto no perfil do blog, mas ainda não aparece no local em que eu a quero. Mas em breve aprenderei...
Também tivemos a oportunidade de trabalharmos no nosso wiki, aproveitando o encontro pessoal do grupo. Confesso que estou meio perdida no assunto, pois não entendo muito de biologia. A questão foi de meu interesse, mas não sabia que compreender a resposta das dúvidas seria tão complexa. Já pesquisei sobre o assunto, respondi algumas dúvidas, mas a SUELY questinou-nos com aquelas famosas perguntas importantes para o PA atingir o objetivo de construção de aprendizagem. Este é o nosso papel na escola diante dos PAs com nossos alunos, ou seja, questionar e colocar mais dúvidas para o grupo. Mas não está sendo fácil compreender como o nosso organismo "queima calorias" e como ele armazena a energia dos alimentos. Vai aí mais pesquisa para compreender na íntegra. Acredito que com as colegas do grupo conseguirei assimilar e responder as minhas dúvidas.
Durante esta semana já pesquisei mais um pouco, trabalhei na estrutura do wiki, participei do fórum e estou lendo o texto sobre Projetos.
Aos poucos vejo que estou entrando no ritmo de estudante e estou muito feliz com meu progresso, que acredito poder melhorar ainda mais.

4 comentários:

Denise disse...

Aí Simonha, tô gostando de vêr, seu blog tá superesperto. Show de bola, e as fotos então!

Suely disse...

Oi Simonha!! Bacana o teu novo ritmo, é assim que vamos conhecendo diferentes ritmos... quanto ao PA é isto mesmo, uma dúvida leva a outra, ou leva a uma certeza,... e assim vamos... Quanto ao texto sobre PAs, fico esperando reflexões... Bjs. Suely

Rosemeri disse...

Ei! Colocar foto de Miss só pra humilhar os outros, não vale!!! eheheheheheheheh
Vamos continuar fuçando no PA? Aos poucos ele vai tomando jeito, né?
Abraço

Anônimo disse...

Que linda foto essa, posso saber quem foi o profissional que a tirou?