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Certamente a criança tem muitas hipóteses sobre questões que levantamos ou que até mesmo elas levantam. Na aula do dia 10/02/2007 tivemos momentos de intensa reflexão sobre este assunto com a professora Beatriz. Ela levantou questões importantes sobre a aprendizagem, fazendo muitos questionamentos e com nossas respostas questionava mais e mais...
Quando ela dizia que precisamos conhecer a criança, saber como ela aprende, pensei: ah isto eu já sabia, isto eu já estudei, isto todo mundo diz, mas aí ela fez perguntas e novas perguntas... e entendi que preciso enquanto professora saber como e o que a criança pensa e sabe sobre determinada questão que levanta, saber suas hipóteses e fazer-lhe questionamentos provocando a necessidade de ela buscar mais, despertando interesse pela busca.
“O professor precisa questionar a pergunta da criança e não dar respostas.” A intervenção do professor precisa ser de “contra-ponto, de contra-argumentação”. A professora Beatriz foi além de apenas dizer que precisamos saber como a criança aprende. Ela interagiu conosco fazendo com que percebêssemos a necessidade de questionarmos as hipóteses, as certezas provisórias que temos, transformando-as em dúvidas. Nosso dia foi exatamente assim e já vi que há muito trabalho pela frente. Há muito para ser questionado. Respostas? Não vamos nos contentar com pouco, vamos questionar mais e sempre!
Quando ela dizia que precisamos conhecer a criança, saber como ela aprende, pensei: ah isto eu já sabia, isto eu já estudei, isto todo mundo diz, mas aí ela fez perguntas e novas perguntas... e entendi que preciso enquanto professora saber como e o que a criança pensa e sabe sobre determinada questão que levanta, saber suas hipóteses e fazer-lhe questionamentos provocando a necessidade de ela buscar mais, despertando interesse pela busca.
“O professor precisa questionar a pergunta da criança e não dar respostas.” A intervenção do professor precisa ser de “contra-ponto, de contra-argumentação”. A professora Beatriz foi além de apenas dizer que precisamos saber como a criança aprende. Ela interagiu conosco fazendo com que percebêssemos a necessidade de questionarmos as hipóteses, as certezas provisórias que temos, transformando-as em dúvidas. Nosso dia foi exatamente assim e já vi que há muito trabalho pela frente. Há muito para ser questionado. Respostas? Não vamos nos contentar com pouco, vamos questionar mais e sempre!
Um comentário:
Olá Simonha!
Com certza um qestionamento bem articulado auxilia e muito na nossa aprendizagem...E bem interessante qdo comenta q muitas vzes pensamos q já sabemos tudo...mas basta alguém desestabilizarmos e continuamos no nosso processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Bjus Miriam!
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