
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
ADIVINHA QUANTO EU TE AMO

OS PAIS CANTAM
Utilizamos esta foto para construir coletivamente uma apresentação de slides com a música: Um anjo muito especial – Roupa Nova.
Cada criança fotografou a foto do seu pai e inseriu-a no slide da apresentação. Esta apresentação foi o instrumento utilizado pelos pais para cantarem a música aos seus filhos.
EM BREVE ESTARÁ AÍ PARA VOCÊS VEREM!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
GRÁFICOS



Trabalhar com gráficos no pré foi algo prazeroso para eles, pois apesar de não dominarem o uso do programa Calc, há compreensão sobre o que o gráfico representa e ver a sua construção é como mágica.
sábado, 4 de setembro de 2010
DESENHANDO O PAI
Após este trabalho, salvamos as produções. No computador da sala de aula, cada criança sentou individualmente com a professora para fazer a montagem do cartão ao pai.
Fizeram uma moldura com a cor preferida do pai, inseriram o desenho que fizeram, digitaram o nome dele e também parte da frase que ele mesmo escreveu na pesquisa sobre o que é ser pai.
Estes cartões foram salvos e impressos em papel de foto para presentear o pai.
VEJAM AS PRODUÇÕES NOS VÍDEOS MONTADOS PELA PROFESSORA:
PRÉ I
PRÉ II
Preciso registrar que meus pequeninos alunos de 4 a 6 anos já são verdadeiros artistas na arte de desenhar.
ENTREVISTANDO O PAI

RODA DE CONVERSA
Como surgiu nossa família;
Quem faz parte da família;
De onde vem nosso sobrenome;
Quem sou eu na minha família;
Comentar a importância de cada membro;
Falar sobre a diferente formação familiar;
Deixar a criança relatar quem é seu pai, falando seu nome, onde mora e em que trabalha.
Este foi um momento importante para que cada um pudesse falar do seu pai e conhecer uma pouco do pai de seus colegas, compreendendo e respeitando as diferenças.
MAPA CONCEITUAL

O mapa conceitual foi construído no CmapTools, um programa muito atrativo, onde podemos brincar com formas, cores, palavras, para assim podermos organizar o registro de nossos conceitos em torno de um tema.
Planejamento
Como estávamos na época de dia dos pais, aproveitei o planejamento que já havia elaborado:
PLANEJAMENTO DA AULA
AUTORIA
Autora: Simonha Marquardt Volkmann
Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricieri Marcatto
ESTRUTURA CURRICULAR
Nível de Ensino: Educação Infantil – 4 a 6 anos
Modalidade: Todas as áreas do conhecimento
DADOS DA AULA
Título – Eu e meu pai: um amor sem medida
O que o aluno poderá aprender com essa aula
Conhecer aspectos antes não observados nos pais através de questionário;
Reconhecer as qualidades do pai;
Valorizar a figura paterna;
Estimular o raciocínio e atenção;
Desenvolver a linguagem oral;
Desenvolver a criatividade;
Homenagear os pais.
Duração – 20h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Uso do kolour paint
Pesquisa de imagens na internet
Palavras chave – pai, educação infantil, família, homenagem
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
* Conversação sobre a família:
- Como surgiu, quem faz parte, a questão do sobrenome.
- Quem sou eu na minha família.
- Comentar a importância de cada membro.
- Falar sobre a diferente formação familiar.
- Deixar a criança relatar quem é seu pai, falando sobre onde mora, em que trabalha e seu nome.
* Entrevista com o pai através de questionário elaborado pela professora.
* Desenhar o pai no computador utilizando o kolour paint, fazer uma moldura no desenho feito, digitar a frase escrita pelo próprio pai no questionário e seu nome, imprimindo-o para presentear o pai.
* Construir gráficos (um no papel kraft e os outros no BrOffice Calc Planilha Eletrônica) no computador da sala onde um faz com o auxílio da professora e os outros observam:
- time que torce
- cor preferida
- esporte preferido
* Apresentar seu pai através de fotos, observando as características físicas: cor dos olhos, cabelos, cor da pele. Utilizar esta foto para construir coletivamente uma apresentação de slides com a música: Um anjo muito especial – Roupa Nova. Cada criança insere a foto do seu pai. Esta apresentação será o instrumento utilizado pelos pais para cantarem a música no dia da homenagem que será feita a eles.
* Contar a história: Adivinha quanto eu te amo, deSam McBratney.
* Dramatizar a história.
* Gravar as falas da história no audacity que será subsídio para montar um vídeo no kdenlive usando imagens fotografadas na dramatização. Este vídeo será montado pela professora.
* Pesquisar imagem na internet, da profissão do pai, imprimindo-a para construir quebra-cabeça.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Computador
Livro de literatura infantil
Câmera fotográfica
AVALIAÇÃO
Estarei, a todo momento, observando as crianças, e esta observação revelará o jeito de ser de cada uma. A criança terá a oportunidade de mostrar suas capacidades, incentivada através de atividades que estimulem a curiosidade, a autonomia e o desenvolvimento da sua capacidade criadora.
As produções no kolour paint, a pesquisa na internet, a construção da apresentação de slides, a dramatização e o diálogo na roda de conversa, são oportunidades em a criança poderá demonstrar suas aprendizagens.
A professora fará o registro descritivo do que a criança aprendeu em relatório entregue aos pais ao final de cada trimestre do ano.
domingo, 18 de julho de 2010
Socializando outro vídeo
Foi uma viagem de estudos para a empresa "Chapéus Marcatto".
terça-feira, 13 de julho de 2010
Vídeo Páscoa
Para primeiro uso deste programa, utilizei fotos e desenhos dos alunos da educação infantil - 5 anos. Usei o tema Páscoa, pois era material que já estava pronto.
Após a construção do vídeo, renderizei-o como Mpeg4 e publiquei-o no youtube.
A proposta de construção de vídeo é interessante, pois é mais uma forma de valorizar os trabalhos realizados com os alunos.
terça-feira, 29 de junho de 2010
SLIDE COM O PRÉ II
Eles desenharam a mascote da copa do mundo de 2010.
Ficou uma gracinha...
domingo, 13 de junho de 2010
SLIDESHOW
Para iniciar eles procuraram uma imagem da bandeira do Brasil na internet. Copiaram a bandeira e colaram no Kolour paint, desenhando-se ao lado dela.
Ficou lindinho...
HIPERTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Indico então o famoso:
Esta página é colorida, animada, bem ilustrada. O bom é que há muita escrita com letra em caixa alta, contemplando o estilo de letra que utilizamos no pré. O interessante é que muitos links, além da escrita, tem imagens e passando sobre eles há o áudio.
Há links, para jogos, diversões, animações, arte, música, primeiros socorros, natureza... enfim, uma infinidade de links que nos levam a diferentes caminhos e temáticas, conforme a opção de interesse da criança. Há também link para os professores e para os pais.
É um hipertexto com hiperlinks que contemplam conteúdos propostos para o pré I e pré II, turmas nas quais eu atuo.
HIPERTEXTO
O que posso concluir é que existem textos lineares, que seriam textos que se lê em sua sequência sem acréscimos ou desvios para outros vieses, e não-lineares, que possuem links navegáveis onde ampliamos o texto com outras informações.
Neste sentido, acredito que hipertextos se apresentam de forma não-linear, pelo fato de não se apresentarem estruturados sobre uma linha, reta e contínua.
Quando a autora traz a ideia de Theodore Nelson de que o hipertexto é uma espécie de simulação do que se passa na mente humana ao escrever e ler, pensei nos diversos desvios que minha mente faz enquanto escrevo ou leio, ou seja, o hipertexto é um modelo do funcionamento da mente.
Então este texto que acabei de ler é um hipertexto? Ele me levou a caminhos de reflexão, com modelos e imagens que eu imaginava e tinha também os textos nos rodapés que traziam complementações.
Assim posso estabelecer uma associação entre hipertexto e leitura extensiva, no sentido de que o que leio se amplia, completando a minha compreensão.
Trago aqui uma imagem que ilustra a visão de hipertexto:
sábado, 22 de maio de 2010
REFLEXÕES
Já sabemos o que fazer e já fizemos muito com nossos alunos utilizando as tecnologias, já buscamos isto em outros cursos. No entanto, podemos mais se aceitarmos o desafio de mudarmos a forma de ensinar, para isto, basta querer, e é isto que estamos buscando no curso.

Mas é preciso consciência de que não encontraremos respostas exatas, receitas prontas e muito menos chegaremos a saber tudo e não termos mais dúvidas e dificuldades.
Continuarei questionando e buscando, mas estou feliz com as descobertas até aqui.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Vale à pena ler:
Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
Juan Ignacio Pozo
"A nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo, ensinar aos alunos, cinco tipos de capacidades:
Competências para a aquisição de informação
Competências para a interpretação da informação
Competências para a análise da informação
Competências para a compreensão da informação
Competências para a comunicação da informação"
Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade
José Armando Valente
"Precisamos criar condições para o aprendiz desenvolver a predisposição para a aprendizagem, para que possa vivenciar e entender a aprendizagem como uma experiência ótima."
Perfil da professora Simonha - EU
Minha expectativa em relação ao curso é aprimorar meus conhecimentos em torno da informática na educação, conhecendo novas formas de utilizar a informática com meus alunos.
A escola onde trabalho possui um acervo tecnológico muito bom, que precisa ser aproveitado e utilizado de maneira eficaz, fazendo diferença para vida escolar do meu aluno. Além de um laboratório de informática com 15 computadores temos também um computador em nossa sala de aula com acesso à internet, além de televisão com DVD. A escola possui também um aparelho multimídia com telão, aparelhos de som com entrada USB, microfone sem fio, câmera fotográfica digital e outras tecnologias.
Apesar de já ter estudado bastante sobre informática na educação, às vezes, ainda encontro dificuldades em integrar as tecnologias no cotidiano escolar, de maneira a fazer com que meu aluno da educação infantil, possa produzir e construir conhecimento.
Eu utilizo a internet na minha prática pedagógica como correio eletrônico (ricieri_pre1@hotmail.com e ricieri_pre2@hotmail.com), jogos educativos, pesquisa de imagens e pesquisa de vídeos.
Também utilizo o PBWorks, não como programa colaborativo, mas para divulgação de nossos trabalhos (www.escolarm.pbworks.com), com parcial participação das crianças.
Acredito que o uso de programas colaborativos, como PBWorks/Blogger, tenham múltiplas possibilidades de uso pedagógico na escola, principalmente quando os alunos já dominam a leitura e escrita, sendo que podem utilizar o computador não com uma atividade num fim nela mesma, mas que à partir de diferentes atividades possa produzir, criar, sistematizar, socializar, discutir, receber e contribuir com informações que gerem conhecimento para ele mesmo e demais colegas do grupo.